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segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Atividade 4.3



4.3 Experiência usando a mídia na educação.
Hoje em dia o domínio da linguagem se adquire através da leitura/autoria.
Segundo Jesus Martin-Barbero é preciso transformar a escola num local de produção de mídias.
Para que isso seja possível, professores e alunos precisam promover a produção das mídias na educação. Não é fácil, para a maioria dos educadores “desbravar esta nova fronteira” mas ao se permitir tal experiência professores e alunos saem ganhando pois estão exercendo o direito de ampliar a leitura do mundo.
A partir do curso “ Ensinando e aprendendo com as Tic’s nos sentimos capacitadas, enquanto educadoras, a ampliar a utilização da mídia em sala de aula.
Uma das experiências realizadas com os alunos durante o período do curso foi o vídeo com o relato da aula sobre germinação onde os alunos do 2º e 4º ano das professoras Ivana e Silvia relataram o que aprenderam durante as aulas. Posteriormente o vídeo foi postado nos blogs das professoras.
Esse tipo de experiência torna o aluno mais participativo, pois se sente importante no processo educativo e não mero expectador da aula. Pretendemos dar continuidade às experiências a partir de recursos multimídia e ajudar outros docentes a também ultrapassarem esta fronteira.

Atividade 4.2

Link para navegar no Portal do Professor
Recursos Educacionais são ferramentas que facilitam a ação docente pois enriquecem as aulas e as pesquisas de professores e alunos, ampliando as possibilidades de interação, o que torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html

domingo, 11 de novembro de 2012

3.5 Conceito de Currículo


3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.
    O currículo escolar abrange todas as experiências escolares e neste sentido devem ser consideradas todas as experiências de aprendizagem dos alunos abrangendo o conjunto de disciplinas a serem ministradas em cada grau de ensino, e os conteúdos correspondentes.
    Ele orienta a prática pedagógica, mas os educadores não podem tê-lo como algo inalterável, pronto e acabado. É necessário que se perceba o currículo de maneira mais democrática, pois ele é passível de reformulações e pode ser alterado de acordo com a realidade de cada escola, as condições dos alunos, suas necessidades, interesses e aptidões.
    Entende-se, portanto currículo como um instrumento a serviço do professor.
    A LDB defende a flexibilização do currículo escolar a fim de que esteja adequado à comunidade escolar a que se destina, porém respeitando-se os PCNs que contém as disciplinas a serem trabalhadas e os conteúdos específicos de cada uma delas.
    O projeto trabalhado a partir do estudo das plantas desenvolvido com os alunos está de acordo com os conteúdos inseridos no currículo formal, pois foram trabalhadas, de forma interdisciplinar a flora regional, a leitura, a pesquisa, a interpretação e produção textual, situações-problema envolvendo o tema, representação artística através de desenho, colagem, confecção de mural, herbário e outras atividades nas diversas disciplinas.
    Todos os conteúdos abordados no projeto desenvolvido foram explicitados no plano de aula elaborado e desenvolvidos de acordo com o currículo escolar, pois é a partir dos conteúdos curriculares que se planejam as ações pedagógicas do estabelecimento.
    Os conhecimentos adquiridos sobre o uso das tecnologias estão previstas no currículo escolar, na parte diversificada.

domingo, 4 de novembro de 2012

Plano de Aula Medicina Popular


2.6 Plano de aula sobre o folclore

Disciplinas:

Ciências, Português, Matemática e Arte.


Conteúdos:

·       Leitura e interpretação textual do texto informativo sobre medicina popular.

·       Jogos verbais (caça-palavras).

·       Representação artística através de desenho, pintura, dobradura, confecção de cartazes utilizando recorte e colagem.

·        Produção textual (textos a partir dos cartazes confeccionados e das dobraduras).

·       Pesquisa na internet sobre receitas caseiras de remédios ( chás e xaropes).

·       Situações-problema envolvendo as quatro operações fundamentais.


Objetivos:

·       Ler e interpretar corretamente os textos sobre o tema.

·       Representar artisticamente o texto através de desenho, pintura, dobradura e cartazes com recorte e colagem de figuras sobre o tema.

·       Produzir textos partindo dos cartazes confeccionados e das dobraduras realizadas em sala de aula.

·       Pesquisar na internet sobre os chás e xaropes que curam doenças.

·       Interpretar situações-problema referente ao tema trabalhado, utilizando as quatro operações fundamentais.


Desenvolvimento:


1)Leia e copie com atenção o texto informativo sobre medicina popular.


Quando ficamos doentes devemos consultar um médico, mas muitas vezes recorremos aos remédios caseiros: chás, xaropes e outros preparos que nossas mães e avós conhecem e utilizam: é a medicina popular.

A medicina popular é um conhecimento herdado dos índios. Como nas florestas não tem médico, nem farmácia, utilizam os remédios naturais que a própria floresta oferece. Eles curam seus doentes com plantas, raízes de árvores, cascas e folhas em forma de chás e outras bebidas.

Aos poucos nós fomos aprendendo tais conhecimentos indígenas e utilizamos no nosso

 dia- à - dia.


Alguns remédios comuns da medicina popular:

Dores de garganta: gargarejo com água morna e sal grosso, folhas de romã, transagem, etc.

Pressão alta: chá de folhas de chuchu e alho.

Fígado: chá de boldo.

Dor de barriga: chá de hortelã, chá de folhas de goiabeira para diarreia.

Calmante: hortelã, camomila, melissa (erva cidreira).

Importante: se a doença for grave é necessário consultar um médico.

Devemos tomar cuidado com os remédios caseiros, pois eles podem ser prejudiciais se forem usados sem cautela.

Pessoas diabéticas não podem tomar chás e xaropes adoçados com mel ou açúcar, pois isso faz subir a glicose no sangue. Pessoas que têm pressão alta não podem usar boldo, pois eleva ainda mais a pressão.


2) Ilustre o texto através de desenho e pintura.

3) Estudando o texto:

a)    A medicina popular é um conhecimento herdado dos?

R.:__________________________________________________________________

b)Como na floresta não há hospitais, médicos e farmácias, como os índios tratam as doenças?

R.: ____________________________________________________________________

c) Cite alguns remédios comuns da medicina popular:

______________________________________________________________________

d) Para que serve o chá de hortelã?

______________________________________________________________________

4) Pesquise no laboratório de informática de sua escola remédios caseiro para:

a)    Dores de cabeça:

b)   Gripes e resfriados:

c)    Cortes e ferimentos na pele:


5) Encontre no caça-palavras abaixo alguns remédios utilizados na medicina popular:

F
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
O
P
O
A
S
D
F
G
L
Z
X
H
C
V
B
N
M
H
Q
W
L
R
H
E
N
C
A
G
U
A
M
O
R
N
A
S
A
N
V
O
R
L
S
M
D
K
I
G
E
T
R
A
O
E
L
D
I
V
I
M
C
M
R
A
S
S
I
L
E
M
I
O
T
O
R
E
D
U
A
L
M
R
D
O
V
O
L
S
A
Ã
B
O
L
D
O
K
I
E

6) Vamos confeccionar em grupo cartazes representando a medicina popular com recortes e colagem, seja criativo.

7) Siga o passo à passo da sua professora e realize sua dobradura de Curupira e Boitatá.

8) Produza um texto partindo de seus cartazes e dobraduras.

9) Pesquise na internet os chás e xaropes que podem ser utilizados para curar dor de cabeça, gripe, resfriados, etc.

10) Leia com atenção:
Dona Maria é uma senhora precavida, seca e guarda em sua dispensa ervas medicinais para eventuais problemas com sua família, ela pesa e embala suas ervas para conservá-las.
Observe a tabela das ervas disponíveis na dispensa e resolva as situações-problema abaixo:

Plantas
Quantidade em gramas
Hortelã
1.234 gramas
Camomila
2.345gramas
Boldo
3.456gramas
Transagem
4.565gramas

a)    Hoje dona Maria fez um chá calmante para seus netinhos, e utilizou 1.487 gramas de camomila. Quantas gramas de camomila ainda restam na dispensa de dona Maria?

b)   Dona Maria decidiu dividir igualmente a quantidade de transagem em cinco vidros, quantas gramas ficaram em cada vidro?


c)    Amanhã ela embalará 985 gramas de hortelã, se adicionar junto com o que já há disponível, quantas gramas ficará dona Maria?


d)   Se diariamente ela embala e guarda na dispensa a quantidade de boldo descrito na tabela, quantas gramas ela embalará em 15 dias.
Recursos:

Livros, internet, câmera digital, filmadora, materiais para trabalho em grupo (cartolina, régua, lápis de cor, lápis, borracha, papel dobradura, etc.).

Avaliação:
Será realizada a partir do desempenho dos alunos na realização das atividades propostas.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Relatório do Projeto Germinação das Plantas


3.2 Relatório da aula sobre germinação das plantas
O conteúdo “Germinação” foi trabalhado a partir do texto “ A Sementinha Bailarina”.
O texto foi lido e após a leitura fizemos a interpretação textual, trabalhamos o vocabulário com consulta ao dicionário. Os alunos fizeram ainda a representação artística do texto através de desenhos.
Foi feita também uma pesquisa na Bíblia Sagrada sobre a parábola do Semeador (Mateus 13:3).
No dia seguinte os alunos assistiram a um vídeo no youtube sobre a parábola do Semeador (animação) no laboratório de informática.
Na sequência foi pesquisado na internet o que é parábola.
Em grupos os alunos desenharam em folhas com formato de coração a representação da terra que gostariam de ser para receber a semente que é a Palavra de Deus.
Os trabalhos foram colados em um mural.
Os alunos plantaram sementinhas e irão acompanhar seu crescimento.
Em sequência os alunos produziram uma história em quadrinhos sobre o tem trabalhado. Os textos forma colocados nos portfólio dos mesmos.
Os nossos objetivos foram plenamente atingidos.
Durante o planejamento surgiu à ideia de dramatizar com os alunos a Parábola do Semeador e a germinação, assim como a criação de herbário. Tais ideias poderão ser executadas futuramente já que não houve tempo hábil para colocá-las em prática no momento.

Projeto Germinação








Plano de Aula sobre Germinação


3.3 Projeto Germinação
Disciplinas:
Ciências, Língua-Portuguesa, Arte.

Conteúdos:
Leitura e interpretação de texto informativo reprodução das plantas:germinação das plantas.
Leitura e interpretação oral de texto narrativo “A Sementinha Bailarina”.
Pesquisa na internet sobre o que é parábola.
Filme infantil sobre a parábola do Semeador.
Pesquisa de texto Bíblico sobre a parábola do Semeador.
Representação artística da parábola(desenho e pintura).

Objetivos:
Ler, copiar e interpretar o texto sobre germinação das plantas.
Ler e interpretar o texto “Sementinha Bailarina”.
Pesquisar na internet o significado da palavra parábola fazendo uso da Wikipédia e outros sites.
Assistir na internet o filme infantil a parábola do Semeador.
Fazer uso de texto Bíblico para pesquisa da parábola do Semeador.
Confeccionar mural com os trabalhos dos alunos sobre a parábola.

Desenvolvimento:
A Germinação das Plantas
As plantas podem nascer de sementes ou de estacas.
O nascimento de uma planta a partir de semente chama-se germinação.
Para germinar e crescer, as sementes precisam de solo fértil, ar, água, luz e calor do sol.
A Germinação da semente acontece assim:
Coloca-se a semente na terra fofa e úmida. A água e o calor fazem a semente inchar.
A casca da semente rebenta e sai um broto que se dirige para baixo. É a raiz.
Depois aparece outro broto que vai para cima. Ele vai formar o caule.
Por último aparecem as folhas, as flores e os frutos.
As plantas que nascem de mudas também precisam de solo fértil, ar água, luz e calor do sol.
A roseira, a bananeira, a cana-de-açúcar e a videira desenvolvem-se a partir de estacas, onde é cortada uma estaca (um pequeno ramo da planta adulta) e enterra-se cerca de 20 cm da estaca.
Esta acaba por criar raízes e transformar-se numa planta. Depois disso só regá-la diariamente.
Responda de acordo com o texto:
De que precisam as plantas para crescer?
R.:_____________________________________________________________________________________________
b) Cite quatro plantas que se desenvolvem por estacas?
R.:_____________________________________________________________________________________________

c) descreva como se desenvolvem estas plantas cultivadas partindo de estacas?
R.:_____________________________________________________________________________________________
Agora fazendo uso do dicionário vamos encontrar algumas palavras desconhecidas no texto abaixo:
A sementinha bailarina
Faltavam poucas sementinhas para partir.
O vento foi chegando e, de repente, algo aconteceu. Vimos avançar a mão de uma menina. Antes que o vento nos arrebatasse, cortou, ela, o galhinho em que nos encontrávamos e nos levou até a boca, que nos deu forte assopro.
Mal cheguei ao chão, vi um pezinho descalço descer e... Tudo ficou escuro. Senti que o pezinho me apertava na terra.
O pezinho havia me empurrado pela terra fofa. O lugar em que agora me encontrava parecia ser bom para o meu crescimento. Ali, eu tinha ar, água e tudo quanto era necessário para mim.
Minha raizinha começou a crescer. A raiz providencia tudo para mim. Ela chupa a água da terra e nela vem desmanchada uma porção de alimentos de que preciso.
Já surgiu meu caule. O caule, que é meu corpo, foi crescendo devagarzinho, porém, sempre forte.
Na pontinha do caule, mostravam-se duas folhi­nhas pequeninas, que co­meçaram a abrir-se sob a luz do sol. É pelas folhas que as plantas respiram.
Eu já era uma plantinha quase completa. Tinha raízes tirando alimentos do solo e caule levando-os às folhas.
Logo pude ver minha primeira flor. Suas pétalas pareciam ter tirado o amarelo mais lindo dos raios do sol. Era pequena e delicada, mas ia produzir ótimos frutinhos. Eu me vi procurada pelas abelhas e borboletas, que vinham em busca de néctar.
Depois, as flores feneciam, mas deixavam os frutos, que iam crescendo e, quando maduros, todos se abriam, deixando partir as primeiras sementinhas, que iam fazer, como eu, a grande viagem, em busca de um lugar apropriado à formação de novas plantinhas.

Adaptado de Isa Ramos de Azevedo Souza. A sementinha bailarina. São Paulo, Ed. do Brasil, 1985.

1)      Pesquise na internet, fazendo uso da Wikipédia e outros sites confiáveis: o que é uma parábola?
R.:______________________________________________________________________________________
2) Vamos assistir ao vídeo sobre a parábola do Semeador:

3)Partindo do filme assistido e da explicação de sua professora escolha qual sementinha você desejar ser em sua vida, e desenhe dentro deste coração.



 4)Agora iremos plantar algumas sementinhas e aguardar o tempo necessário para que elas germinem, cuidando diariamente para que tenham os cuidados necessários para a germinação de uma planta.

5)Na Bíblia Sagrada pesquise, leia e copie em seu caderno de caligrafia sobre o que estudamos hoje. Mateus 23:3-13.

Recursos:
Intenet, livros, papel sulfite colorido, lápis de cor, lápis, borracha, canetas, quadro, giz, sementes, copo descartável, terra, água, dicionários, Bíblia.

Avaliação:
Será realizada de acordo com o desempenho e o desenvolvimento dos alunos durante as atividades propostas.